segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

1

Resenha do Livro: Belle

Posted in


Livro: Belle
Autor: Lesley Pearse
Número de páginas: 560
Editora: Novo Conceito – Ano de lançamento: 2012

Belle é um típico livro que nos faz viajar pelo tempo e pelo mundo, já que a história é se passada em 1910 e inicia-se em Londres, mais especificamente no bairro Seven Dials, um bairro paupérrimo, sujo e tachado como perigoso. Belle é uma garota de 15 anos, simpática, encantadora, sonhadora e sem muitos amigos que vive com sua mãe em um bordel pertencente a mesma, no entanto a inocência e os cuidados da mãe fazem com que a menina não saiba de absolutamente nada do que acontece no andar acima de seu quartinho quando a noite cai. Segundo o que lhe era permitido constatar, o bordel era um local com música onde homens iriam para se divertir, dançando e bebendo. A história realmente começa quando Belle encontra Jimmy, o sobrinho do dono do bar, e acaba criando um belo laço de amizade com o mesmo, até que um certo dia, Belle sai bem cedo para passear com Jimmy e volta para casa exausta, no entanto, a criada, Mog, lhe pede ajuda para arrumar a casa e quando Belle chega ao quarto de Millie, acaba se excedendo ao cansaço e cai no sono, ficando no quarto até a hora de o bordel abrir e de se passar a sua hora de dormir, então, com isso Belle acaba presenciando Millie ter relações com um homem e acaba descobrindo da pior maneira possível o que era um bordel, mas tudo isso não acaba por ai, Belle acaba presenciando um assassinato e o causador disso além de ser um homem poderoso, é um homem bastante perigoso que ao constar que tivera uma testemunha, começa a juntar todas as suas forças para sumir com a menina. Dito e feito, Belle é sequestrada e levada a França, onde é traficada e vendida, indo diretamente para Nova Orleans, nos Estados Unidos onde é obrigada a trabalhar como prostituta em um bordel de luxo. Em quanto isso, em Londres, sua mãe sofre desesperadamente com medo de a garota acabar tendo o mesmo futuro que o dela, algo que realmente acontece e, juntamente com Mog, Jimmy, o tio de Jimmy e o jornalista que era apaixonado por Millie, não medem esforços para encontrá-la.

O livro possui uma leitura super gostosa e que prende fortemente o leitor já que, ao contrário do que se parece, é um romance trágico e uma ficção baseada em uma triste realidade. O livro nos dá uma bela lição de vida de acordo com a postura firme e decidida que a protagonista apresenta, não desistindo de lutar e principalmente não desistindo dos seus sonhos apesar de tudo o que lhe ocorreu.

Nota: Belle é um livro forte e que não se acanha ao relatar tudo como realmente é para esboçar a realidade, apresentando então, cenas com sexo explicito.


Recomendo: JJJJJ

Resenha por: Isadora

Um comentário:

  1. Eu gostei bastante de Belle, achei bem estruturado e bem escrito, PORÉM as 560 páginas desanimam bastante... Não diria que existem trechos desnecessários, pois Pearse se importou em retratar os dois lados da estória (o de Belle e o de sua família), e sem este elemento tenho certeza de que o livro seria bastante desinteressante e monótono (principalmente se ficássemos apenas com o lado da família de Belle).
    Há muitos acontecimentos ao decorrer da estória, mas devo admitir que foram poucos os que me deixaram roendo as unhas... Belle é um livro de denuncia, com o objetivo de avivar a empatia do leitor, e não um YA que te faz rir, chorar, tentar descobrir o vilão (até porque não há qualquer mistério quanto a isso... ou quanto a qualquer outro elemento) e se deprimir por não haver uma continuação. Provavelmente você irá ler, refletir sobre a realidade na qual AINDA vivemos (uma vez que o tráfego de pessoas retratado em 1910 na estória existe durante os dias de hoje) e em seguida guardar o livro na sua estante com aquela deliciosa sensação de ter terminado de ler um livro tão longo.

    ResponderExcluir